Is20mag.com Economia Na Rússia, eles foram instruídos a negociar com a Bielorrússia sobre gás. A que preço e por quanto tempo?

Na Rússia, eles foram instruídos a negociar com a Bielorrússia sobre gás. A que preço e por quanto tempo?

Na Rússia, eles foram instruídos a negociar com a Bielorrússia sobre gás. A que preço e por quanto tempo? post thumbnail image

O primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin instruiu o Ministério da energia e o Ministério das Relações Exteriores da Federação Russa a negociar com a Bielorrússia para assinar um protocolo sobre preços e fornecimento de gás em 2022. A ordem correspondente foi publicada em 3 de novembro.

Ao chegar a um acordo, os ministérios são instruídos a “assinar o protocolo especificado em nome do Governo da Federação Russa, permitindo que alterações que não sejam de natureza fundamental sejam feitas no projeto anexo”.

O documento observa que o projeto de Protocolo sobre o procedimento para a formação de preços foi acordado no governo russo. Ele especifica apenas uma extensão de um ano – até 31 de dezembro de 2022.

Qual é o preço?
Lembre-se que a questão das tarifas iguais para o transporte de gás tem sido discutida em nível bilateral entre as autoridades da Bielorrússia e da Rússia.

“Temos uma das questões difíceis que já discutimos há vários anos — é a criação de um mercado único de gás, — disse 31 agosto Embaixador da Bielorrússia na Federação Russa Vladimir Semashko. – Mapas de integração — o que eles sugerem? Este é, de fato, um plano de trabalho de integração, envolvendo a criação de um mercado único de eletricidade, um mercado único de petróleo e derivados, um mercado único de transporte (incluindo rodovia, ferrovia e aviação) e, é claro, a criação de um mercado único de gás. Ainda temos um problema — abordagens na fórmula de preços. Espero que resolvamos esse problema também.”

“Para a Bielorrússia, o transporte leva até 70% do custo, o que é extremamente caro”, disse ele. — Ao mesmo tempo, de acordo com as regras russas na Rússia, a estrutura de preços da logística (transporte e armazenamento) não é superior a 20-30%. Ou seja, na verdade, temos um tema — a tarifa de transporte”.

Mais tarde, na reunião dmitry Medvedev e Vladimir Putin em Moscou, em setembro, foi decidido que a Rússia vai deixar para a Bielorrússia preço do gás em 2022 no nível de 2021 (128 dólares por mil metros cúbicos).

Em comparação com os preços existentes do gás na UE, esta é uma grande concessão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Postagem relacionada