Is20mag.com Economia “Aumento dos riscos “e” demanda insuficiente ” – o Banco Nacional explicou por que os preços subiram recorde na Bielorrússia

“Aumento dos riscos “e” demanda insuficiente ” – o Banco Nacional explicou por que os preços subiram recorde na Bielorrússia

“Aumento dos riscos “e” demanda insuficiente ” – o Banco Nacional explicou por que os preços subiram recorde na Bielorrússia post thumbnail image

O banco nacional da Bielorrússia, publicou “sobre a dinâmica e os fatores de alteração de preços ao consumidor e de tarifas” para o terceiro trimestre do ano 2021, na qual explicou por que a taxa de inflação anual superior a 10% (agora 10,2%) e continua a crescer. E também disse que restringe o crescimento da economia.

Aumento dos preços
Um dos aumentos na inflação do Banco Nacional chamou a influência dos preços mundiais. Eles, por sua vez, foram afetados pela incompatibilidade de oferta e demanda, pela implementação de políticas monetárias brandas pelos principais países do mundo, bem como pelos custos logísticos e interrupções no fornecimento.

Das razões internas que afetaram o aumento dos preços, O regulador indicou um baixo rendimento de várias culturas, bem como um aumento nos preços dos combustíveis. Outro fator, de acordo com o Banco Nacional, “havia altas expectativas de inflação”.

Aumento do preço dos produtos
O crescimento dos preços e tarifas regulamentados e dos preços das frutas e vegetais acelerou no terceiro trimestre (julho a agosto). Taxas mais altas de aumento de preço eram típicas de produtos à base de carne e laticínios.

“Isso se deve em parte à diminuição da oferta como resultado da redução da produção de gado, suínos e aves em comparação com o ano anterior, em parte ao aumento dos custos dos produtores”, explicaram os especialistas.

Além disso, os produtos dos produtores de gado em setembro de 2021 aumentaram 14% em termos anuais. Apesar de alguma desaceleração, as taxas anuais de crescimento dos preços de aves e suínos permanecem altas (18,6 e 17,9% em setembro de 2021, contra 35,6 e 20,9% em junho de 2021, respectivamente).

Além disso, o aumento dos preços dos produtos hortícolas em setembro de 2021 acelerou para 14,2% em termos anuais devido ao aumento do preço de batatas e vegetais (cenoura, repolho, cebola, beterraba).

A taxa de crescimento dos preços dos produtos agrícolas domésticos ainda é alta:

“Assim, o aumento anual dos preços dos produtos agrícolas em setembro foi de 24,7%. As maiores taxas de aumento de preço foram observadas no grupo de vegetais (beterraba, repolho, cebola, cenoura). Os preços dessas posições cresceram a um ritmo acelerado no mercado consumidor”.

Depósitos, empréstimos, moeda
“Para a recuperação da base de recursos, os bancos continuaram a apoiar atraente nível de taxas de juros sobre as depósito físicas лиц. a taxa Média de juros para novas instalações de depósitos bancários de pessoas físicas em moeda nacional, em setembro de 2021 г. foi de 17,44 por cento ao ano (16,69 por cento ao ano em junho de 2020 г.)”, disse o controlador.

Portanto, de acordo com o Banco Nacional, “neste contexto, a saída de depósitos em rublo de indivíduos, observada no segundo trimestre, no terceiro trimestre foi substituída por um influxo. Em média, em setembro, os depósitos de Rublo a prazo das pessoas físicas aumentaram 3,5% em relação a junho”.

Também em julho-setembro, a saída de depósitos em moeda estrangeira da população diminuiu. Em média, em setembro, os depósitos em moeda estrangeira de pessoas singulares caíram 5,4% até junho.

“Como resultado, o crescimento anual da oferta monetária ampla média aumentou de menos 2,2% em junho para 0,5% em setembro. Ao mesmo tempo, a dinâmica da oferta monetária ainda teve um efeito restritivo na intensidade dos processos inflacionários”, disseram especialistas.

O Banco Nacional também disse que”no mercado de câmbio no terceiro trimestre, graças à recuperação da demanda externa, a oferta líquida de moeda estrangeira por parte das entidades comerciais permaneceu”. Além disso,”pela primeira vez em um ano e meio, houve uma venda líquida de moeda por indivíduos”.

“Isso se deve, por um lado, à desaceleração do crescimento da renda real da população, por outro lado – com condições atraentes para o rublo”, disse o Banco Nacional.

“Alta incerteza” e salários
Segundo o regulador, em julho-setembro, o crescimento do PIB diminuiu significativamente:

“O crescimento do PIB real, de acordo com o Banco Nacional, no terceiro trimestre foi de 1,2% para o trimestre correspondente do ano anterior (no trimestre anterior — 5,8%). O crescimento da economia foi assegurado principalmente pela demanda externa. Ao mesmo tempo, a baixa atividade de investimento no contexto de alta incerteza e aumento dos riscos, bem como a demanda insuficiente do consumidor, continuaram a ter um efeito dissuasor na taxa de crescimento econômico”.

A atividade do consumidor foi determinada por uma desaceleração adicional no crescimento do salário real, que é calculado ajustado pela inflação, bem como pela baixa atividade de crédito da população.

Ao mesmo tempo, de acordo com o Banco Nacional, a poupança orçamental afeta a demanda do consumidor.

“As medidas de política orçamentária ainda eram de natureza restritiva em relação à demanda doméstica, que se manifestou na contribuição negativa das despesas orçamentárias para sua dinâmica. O impacto mais significativo aqui foi a redução dos gastos orçamentários no consumo final (compra de bens, pagamento de serviços e subsídios) em 8,7% em termos reais, o que levou a uma redução na demanda doméstica em 1,3 ponto percentual”, disse o regulador.

Os bielorrussos ganharam empréstimos em 16 bilhões de rublos. Para 2021, o valor aumentou em 100 milhões. como eles vão dar?
A dívida de pessoas físicas em empréstimos (consumidor, Imóveis, Carros e cartões de Parcelamento) na Bielorrússia em 1 de outubro totalizaram 16,13 bilhões de rublos. Isto é relatado pelo Banco Nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Postagem relacionada